Atualidades

Autoexame das Mamas & Conhecimento Das Mamas

A indicação formal para realização do auto exame das mamas é atualmente controversa e sua recomendação varia entre as organizações de saúde.

Esta prática foi estabelecida por volta de 1950, antes do advento da mamografia mas, ao longo do tempo,  os estudos não demonstraram que seu uso como ferramenta de rastreamento seja capaz de reduzir mortalidade por câncer de mama. Como grande parte das alterações palpáveis na mama tende a ser por causa benigna, ainda há quem argumente pode trazer prejuízos à paciente, causando ansiedade e aumento do número de biópsias de lesões benignas (considerados achados falso positivos).

Atualmente, recomenda-se buscar um “conhecimento das mamas”. Esse conceito encoraja as mulheres a se familiarizarem com seus seios e quaisquer eventuais alterações que surjam neles, o que pode facilitar a detecção de tumores de intervalo entre os exames de rastreamento. O NCCN (National Comprehensive Cancer Network) recomenda esse auto conhecimento das mamas para todas as mulheres e que procurem atendimento médico especializado em caso de alterações.

Esse auto conhecimento é feito com uma inspeção visual e palpação das mamas realizada com as próprias mãos, sem técnica rígidas. É importante que toda a extensão da mama seja avaliada pois, quando feito frequentemente, a mulher passa a conhecer o padrão de normalidade da sua mama e, se eventualmente, houver uma quebra desse padrão ao longo do tempo, ela tem mais facilidade de identificar.

Conhecer os limites da mama é necessário para que nenhuma área deixe de ser observada: estendem-se desde a altura da 2ª – 3ª costelas até o sulco inframamário (a “dobra” entre a mama e o início do abdome). Medialmente, desde a borda do esterno e, lateralmente, até a linha axilar média.

São algumas alterações que devem te levar a procurar atendimento médico:
  • nódulos palpáveis;
  • abaulamentos ou retrações focais na mama;
  • alterações na pele (como vermelhidão ou pele com aspecto de casca de laranja);
  • saída de secreção espontânea através dos mamilos, especialmente se for sanguinolenta ou com aspecto de “água de rocha”;
  • Mudança recente no aspecto do mamilo (ex.: mamilo scom feridas / crostas; mamilo invertido - aquele mamilo que "entra" na mama, "para dentro").
 
Não precisa ter medo de se olhar ou tocar suas próprias mamas. Caso perceba alguma anormalidade, procure atendimento médico especializado.

Cuidar da saúde das mamas é um gesto de amor e responsabilidade. 


Dra Luciana França
Médica Radiologista
CRM AL 5665 | RQE 5665

REFERÊNCIAS:

- Pippin MM, Boyd R. Breast Self Examination. [Updated 2022 Feb 17]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK565846/

- National Comprehensive Cancer Network. Breast Screening and Diagnosis (Version 1.2022). https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/breast-screening.pdf. Acesso em 15 de julho de 2022.