Atualidades

Rastreamento e diagnóstico nos exames de imagem da mama

Assim como a avaliação clínica, os exames de imagem da mama podem ser feitos por algumas situações e gostaria de destacar essas duas:

- RASTREAMENTO:
Exames clínicos ou de imagem feitos em mulheres ASSINTOMÁTICAS, ou seja, que não estão sentindo ou palpando nenhuma alteração nas mamas.

O principal objetivo neste cenário é fazer detecção de tumores malignos em fase subclínica, tumores de pequenas dimensões, podendo ter impacto na redução de mortalidade por câncer de mama.

Para o rastreamento das mamas, indica-se:

-- mulheres com risco semelhante à população geral: devem fazer avaliação clínica anual e mamografia anual a partir dos 40 anos (CBR, SBM, Febrasgo).

-- aquelas consideradas de alto risco (> 20% de chance de desenvolver câncer de mama): podem iniciar o rastreamento com mamografia e ressonância magnética antes dessa idade mas necessita de uma avaliação clínica para definir os métodos de imagem, início e o tempo que cada exame será feito.

Os exames de rastreamento não são urgentes, eles podem ser programados / agendados com tranquilidade para o período necessário. Evitem passar mais de um ano sem fazer, tá? Programem-se ;)

- DIAGNÓSTICO:
Quando a pessoa está sentindo alguma alteração nas mamas ou já teve algum achado considerado inconclusivo ou suspeito em outro exame e necessita realizar os exames necessários com maior brevidade para estabelecer o diagnóstico final.

Se esse for o seu caso, empenhe-se para marcar sua mastologista e exames de imagem o mais rápido possível.

Dra Luciana França
Médica Radiologista
CRM AL 5665 | RQE 3605