Atualidades

Elas por Você: Dra Mônica Pimentel

Exames anteriores das mamas: por quê? por quanto tempo?

Muito se ouve sobre a necessidade de guardar e levar os exames anteriores de mamas quando vai ao mastologista ou fazer novos exames mas muitas mulheres gostariam de entender o MOTIVO e por quanto tempo guardar.

Para falar sobre este assunto, pedi colaboração da Dra Monica Pimentel, mastologista em Maceió e Arapiraca, para dar mais detalhes.

Com a palavra, Dra Mônica:

" `Dra, porque guardar exames das mamas antigos, anteriores, velhos ?'
A glândula mamária passa por transformações na sua estrutura, ao longo da vida, devido ação de alguns hormônios. (afinal de contas , não chegaremos aos 70 anos com a mesma estrutura mamária de 20 anos).
Então, por essa razão fisiológica, podem aparecer e desaparecer estruturas nas mamas ao longo do tempo…

O radiologista q esta laudando a mamografia, ultrassom ou ressonância, usa as imagens do exame atual e compara com anteriores afim de avaliar se foi algum achado novo ou algo que já existia há tempos e fornecer a melhor conclusão em seus laudos. 

Quando levar ao mastologista, esse compara com exames antigos e pode assim com tranquilidade oferecer a melhor conduta.
(E não esqueçam, levar os exames completos com laudos e fotos para avaliarmos as imagens, por mais que o médico já tenha arquivado em seu sistema)

Esse comparativo serve para todos os exames de imagem mamária, entre eles, mamografia, ultrassonografia, ressonância, como também resultados de biópsias, relatório cirúrgico. 
Isso é tão importante porque evita muitos transtornos, inclusive indicar biópsias desnecessárias, estresse, perder tempo andando em vários médicos e fazendo exames. (Afinal de contas, mente tranquila e tempo são preciosos hoje em dia)

Exatamente por isso, solicitamos que guardem exames antigos, para que possamos compará-los aos atuais. 

E por quanto tempo então, preciso guardar esses exames????
Em torno de 3 anos. Já é o suficiente para uma boa avaliação.

Então, se vc irá fazer ou já realizou seu primeiro exame, leve para seu mastologista e guarde com todo carinho, pois ali começa todo seu histórico de imagens da mama, contribuindo muito para o acompanhamento ao longo de toda sua vida.

A sugestão é coloca-los em uma sacola ou pasta e guarda-los no fundo do armário, e quando tiver marcada sua consulta com o mastologista, levá-los com tranquilidade."


Dra Mônica Pimentel 
Mastologista 
CRM AL 5525 | RQE:3357
@dramonicapimentel

Atendimentos:
Maceió :    Clínica Logos (82) 99338 3720
Arapiraca:  Sindicato (82) 99947 0516